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Como diferenciar seu conteúdo do Chat GPT (e outras IAs)?

 

Já vou começar o texto afirmando:

“NÃO BASTA NÃO USAR O CHAT GPT PARA TER UM TEXTO QUE NÃO SE CONFUNDE COM IA”

Olha só a que ponto chegamos…

Me vi na necessidade de subir esse tipo de conteúdo, depois que redatores e escritores entraram na lista de animais em extinção do mundo profissional.

Mesmo quando não usamos algum motor de criação de conteúdo, nosso texto passa por “pente fino” ou reclamações ou supostas desconfianças de que não criamos aquilo por conta própria.

Agora o que cabe a nós é saber as artimanhas da Skynet e como não cair em vícios ou em pontos que mostram que nosso texto foi feito com Chat GPT e afins.

[A lógica serve também de maneira inversa, se você quer disfarçar seus textos feitos em 2 cliques, aqui você vai entender também como transformar seu pastel em lanche do Madeiro]

Então, se você está tendo problemas para criar conteúdo ou fazer algo realmente diferenciado, aqui vou passar tudo que aprendi, sem copiar de nenhum lugar e sim tirando as dicas das vozes da minha cabeça e zero gpt.

Bora pro conteúdo!

Como criar/disfarçar textos para que não tenham cara de Chat GPT?

Bom, a ideia do artigo de hoje é ajudar quem não faz texto via Chat GPT ou que usa ele apenas para auxilia-lo em suas tarefas de conteúdo, o que é o meu caso.

Todavia, essa estratégia pode sim ser usada por aqueles que querem maquiar seus textos de I.A (às vezes também faço isso) e que precisam dar um ar de “feito com minhas próprias mãos” os textos que na realidade ele ou ela fizeram com 3 cliques.

Independente de qual seja seu caminho e onde queira chegar, vou entregar aqui os pontos fracos da IA que faz textos.

E não estou falando somente do Chat GPT não, já utilizei ferramentas de SEO que prometiam milagres para fazer 3 blogposts por dia, e encontrei umas brechas ou lacunas que faziam elas serem mais um assistente do redator do que a máquina de produzir adoidado conteúdo.

O que consegui juntar foi 6 estratégias e dicas, as quais acredito de verdade serem honestas e fundamentais para criar conteúdo no momento que vivemos.

Seguir elas ou adotar uma ali e outra ali vai fazer com que sua escrita melhore, e claro, que não venham falar que você é cara de pau e cobrou para fazer texto com o Chat GPT.

1. Converse com o leitor

Se tem algo que as IAs ainda não fazem (sim, ainda) é conversar bem com o leitor.

Já tentei replicar isso e ficou horrível. Ficou forçado, não natural.

Quando o escritor é bom, ele é igual conquiestador de balada e buteco dando ideia nas mocinhas: faz o papo fluir e ir longe.

Você primeiro olha o assunto a ser abordado. Pense a respeito do que você sabe e pode escrever naturalmente.

Não fale diretamente das vantagens de A ou B, e saia correndo com o seu checklist para terminar logo o texto. Isso é o que os redatores de merd@ fazem nos textos.

O ideal é trazer seu ponto de vista, contar o que sua empresa fez ou como você faria para resolver a situação X, mas faça piadas e comentários no decorrer do texto – igual estou fazendo aqui com você.

Você pode até contar uma história no meio do texto, jogar imagens aleatórias, fazer alguns resumos e comparações, coisas que a IA em seus bullets points infindáveis não vai fazer…ainda.

Se o seu texto “bate um papo” e faz a leitura ocntinuar, você está no caminho certo!

Como diferenciar o conteúdo do Chat GPT para deixar ele mais humano

Pegou a REF né?

2. Evitar as palavras viciadas do Chat GPT

Ao observar textos em português sendo feitos com IA, muito frequentes hoje em blogs e no Linkedin, algumas palavras “deduram” que não foi uma pessoa que os escreveu.

Só pelo excesso de formalidade em textos e posts bestas já bastaria, mas existem palavras que parece que a Skynet se viciou em usar.

Me deparo sempre com o excesso de “crucial”, “essencial” ou o de “suma importância” em alguns textos, e aos poucos esses vícios e frases do Chat GPT dão espaço para novos personagens, como o “em resumo” e “neste cenário”.

Mas isso é da minha percepção, obviamente outras pessoas notam a repetição e vício em outras palavras.

Não existe uma lista oficial ou padrão, mas muita gente já criou algumas listas bem próximas a realidade quando o assunto são as palavras de segurança da inteligência artificial.

Esse texto trouxe uma lista das palavras que o Chat GPT usa descaradamente, ainda que muitas delas eu discorde que realmente são usadas em demasia (quem fez isso se inspirou no conteúdo em inglês).

3. Entender qual é sua forma de escrever

Supondo que você tem 18 anos e nunca precisou escrever de fato online, e chegou agora no meio da geração Chat GPT para começar a trabalhar e ganhar dinheiro.

Sabe qual é o meu conselho? Faça uns 3 textos e veja qual sua forma de escrever.

To falando de texto de pelo menos umas 1200 palavras, sem ferramenta para automatizar o processo.

Agora preste atenção: Quais são as palvras que gosta de usar? Quais palavras você usa para juntar frases e etc.

Entender isso permite que você compare, mesmo que mentalmente, o que a IA está escrevendo e o que você escreveria.

Em 80% das vezes uma não vai ter ligação com a outra. Você vai ler aquele post que pediu para o Chat GPT fazer para você enfiar no Linkedin e vai notar que você não escreveria daquele jeito.

Dessa forma, você faz os ajustes necessários, e deixa mais humano o texto.

Jamais coloque um texto bruto com mais de 3 linhas do Chat GPT no lugar que você pretende fazer uma publicação.

cases de growth hacking

4. Sujo e porco, mas autêntico

Essa regra é minha, e não usaria se eu fosse um CMO ou um cara de grande cargo no Linkedin.

A autenticidade antes era um material em excesso nos textos, mas deixou de ser assim por volta de 2024.

Isso vale tanto para blogs quanto notícias em blogs e jornais. Sim, matérias sérias estão sendo feitos com IA, e perderam aquele tom mais humano e texto mais suavizado que era feito por redatores de profissão.

De uns tempos para cá, os textos nas redes sociais ficaram sem erros de português, mas ganharam de bonus uma formalidade excessiva, e uma falta de sentimento nos textos que estamos lendo em todos lugares.

Querendo ou não, sinto falta dos textos viscerais e mais humanos.

Na realidade, o que eu queria dizer aqui é que você pode escrever um pouco mais informal, se expondo um pouco e não tendo medo de expressar algo como aquilo deveria ser.

Terceirizar opiniões para o chat gpt virou o novo normal, até e-mail de aniversário e de eventos esão sendo feitos com IA, se tornando padronizados e nojentos de ler (quando vejo que uma matéria ou notícia é de IA eu fecho a página, não sei vocês).

5. A (maldita) formalidade

Algo que até 2022 era bonito e visto com bons olhos pode fazer seu texto ser ignorado ou ficar com cara igual do resto da internet.

A formalidade excessiva é nosso novo inimigo na criação de conteúdo.

E olha que só uma pitada dela pode deixar um post bem feio e comentado nos corredores da sua empresa, ou olhado torto pelos usuários daquela rede social que você solta uns textos.

Sendo assim, da mesma forma que falei no ponto anterior, a autenticidade, escrever da forma que você fala, escrever um “MANO”, etc, poderá ao menos tirar o filtro anti-conteúdo-cocô das pessoas, e elas ao menos lerem o que você escreveu.

Acredito que essa dica foi aqui criada com o Linkedin na mente, pois é lá que esse problema é mais notável. De um lado temos os que realmente tiveram preguiça e mandaram o Chat GPT fazer todos posts do mês, e colocaram aquilo num doc do drive, e do outro lado, temos as pessoas que realmente fizeram à mão, mas exageraram na formalidade.

Nessa briga sem vencedores, eu fico do lado dos que escrevem e falam “ta ligado?”.

6. Comparações, humor e Storytelling

Não vou escrever aqui bullshitagem de Storytelling e coisa de curso de coach pois não acredito em nada disso.

Meu ponto aqui é: desceu para o ringue e precisa fazer um conteúdo grande, algo maior que post de Instagram e Linkedin, então saiba dar continuidade e fluidez nos seus textos.

Quanto maior seu repertório e experiência com escrita, mais fácil será fazer isso.

Seus recursos para essa tarefa podem ser comparações e exemplos da sua vida ou do lugar em que você trabalha.

Você pode também dar exemplos do mundo real, criando citações e colocando links que mostram materiais que vão na direção do assunto do texto.

Esses ganchos vão fazer seu texto ser mais rico e autêntico, fazendo com que a leitura seja mais gostosa e longe de ter aquele ar de “acho que fizeram esse texto com Chat GPT”.

Sendo assim, recomendo também para quem é novo ou iniciante no assunto de conteúdo, que até mesmo cogite não trabalhar com isso, uma vez que vai lhe consumir muito tempo para algo que as pessoas estão pagando cada vez menos e terceirizando ele de maneira gratuita.

É triste mas é uma dica realista. Escreva apenas se você ama isso.

Não venha para a área achando que vai resolver sua vida ou te dar dinheiro. Se quiser dinheiro, apenda sobre Growth Hacking.

 

Disclaimer: Esse conteúdo foi 90% gerado com Chatgpt, OPA, brincadeirinha!

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