Análise SWOT (FOFA): o que é e como fazer
A análise SWOT é uma ferramenta de marketing muito popular, criada na década de 60 pelo consultor de empresas americano Albert S. Humphrey, que desenvolveu um método para aumentar a chance de sucesso de um projeto desenvolvido por uma empresa ao sair do papel e ser aplicado no mercado.
Após sua criação, o método sofreu várias modificações até os dias atuais, e cada vez mais se adapta ao mundo da tecnologia em que vivemos.
Venha descobrir como essa análise é feita e aplicada pelas empresas, qual a sua importância e como aplicá-la no seu negócio.
O que é análise SWOT e para que serve?
Afinal, o que significa SWOT? É por aí que começamos a entender o que é esse método: SWOT é a junção das palavras “Strengths”, “Weaknesses”, “Opportunities” e “Threats”.
Em português significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, também conhecida como FOFA.
Essa é uma estratégia aplicada para lançamentos e projetos serem muito bem sucedidos, e com certeza você mesmo já deve tê-la aplicado em sua vida.
Por exemplo, quando vamos tomar uma grande decisão, como onde ir estudar, costumamos analisar as opções, vantagens e desvantagens e pôr tudo “na balança”, desse jeito, a chance de fazermos a melhor escolha é maior.
Essa é a essência da análise SWOT.
Para fazer o lançamento de um projeto, uma empresa deve se auto conhecer e avaliar o mercado para alcançar suas metas com aquele projeto.
Com esse fim, deve começar conhecendo seus pontos positivos e negativos, ou seja, suas forças e fraquezas, o que chamamos de análise interna. Já a análise externa seria a análise do ambiente em que o projeto será lançado, como o cenário econômico, social, político, de mercado e dos concorrentes, ou seja, as oportunidades e ameaças àquele projeto.
Como fazer uma análise SWOT em seu negócio?
Há um jeito muito fácil na verdade de aplicar o método da análise SWOT no seu negócio, usando a Matriz SWOT.
Essa matriz 2×2 divide as análises interna e externa em pontos positivos e negativos. A análise é montada em forma de matriz justamente para fazer com que seja uma rápida elaboração.
Com ela você consegue uma visão macro sobre a viabilidade da sua proposta, vendo quais os pontos fortes e o que precisa ser prestado atenção, talvez até melhorado. Mas o que devo escrever em cada parte da matriz?
Como saber meus pontos fortes e pontos fracos?
A primeira dica, para montar a matriz inteira, é fazer um brainstorm de tudo que se pede. Escreva o que lhe vier à mente e depois organize em formato de matriz. Mas vamos entender o que cada análise interna e externa pede:
Forças – Escreva aqui os pontos positivos do seu negócio, no que ele realmente é bom e se destaca, ou seja, o que sua empresa faz melhor que a concorrência. Você pode pensar em perguntas como “quais são as atividades melhores realizadas?” ou “quais são os melhores recursos do meu negócio?”.
Fraquezas – Aqui serão os pontos negativos, as dificuldades que sua empresa enfrenta, os pontos que deixam a desejar. Pode usar como base “por que o concorrente é escolhido ao invés do meu produto?”, “tenho alguma falha de treinamento?” ou “ entre os colaboradores há um bom engajamento?”. Nesse tópico, lembre sempre de ser honesto, pois afinal, só é possível consertar uma falha depois de identificá-la.
Oportunidades – Será escrito aqui tudo que ajuda sua empresa de forma externa, oportunidades que ajudam seu negócio mas que não dependem de você, como uma mudança política ou econômica. Algo que impacte seu negócio de forma positiva.
Ameaças – Nesse tópico você colocará os eventos que tem uma influência negativa sobre a sua empresa, que possa prejudicar tanto o desenvolvimento como o resultado final do projeto, mas que assim como as oportunidades, não dependam de você, e sim de fatores externos.
Por que usar a análise SWOT no planejamento estratégico?
O método da análise SWOT é um método rápido e simples de ser feito e que apresenta diversos benefícios à sua empresa.
Um exemplo disso é a análise SWOT para clínicas médicas que é essencial para entender o que precisa ser melhorado na clínica e o que pode fazê-la crescer ainda mais.
Vamos supor que em uma clínica médica, o marketing digital foi formulado por excelentes profissionais, essa é sua força.
Mas ele foi formulado há 5 anos, e isso é sua fraqueza.
Além disso, a outra clínica do bairro lançou um novo equipamento de diagnóstico, que consideramos sua ameaça, porém a sua clínica se especializou em um novo procedimento tecnológico, essa é sua oportunidade.
E nesse caso, se sua clínica realizar a análise SWOT verá como tomar a melhor decisão para seu crescimento.
Outro exemplo é o de uma empresa de comércio de ervas, que deseja lançar um produto diferente, como um vaporizador de ervas, que seus clientes podem usar para aromaterapia.
Se essa empresa realizar a análise SWOT verá que seus recursos de marketing digital avançados, como o e-mail marketing, são sua força.
Porém, seu onboarding não foi bem desenvolvido, e isso é algo que podemos contar como fraqueza.
Como oportunidade da empresa vemos o novo cenário social onde a aromaterapia está se tornando cada vez mais conhecida, e com isso, maior as chances de aumentar as vendas, ao mesmo tempo existem grandes marcas que também estão entrando nesse mundo, que pode ser visto como uma ameaça.