Growth Lives – Rodolfo Sabino e Robert Sena, experts de SEO
Olá queridos Lovers!!!
Hoje vamos falar de uma coisa que eu amo: Aquisição orgânica e SEO
Entrevista com Rodolfo Sabino e Robert Sena
Backgrounds:
Rodolfo – Já teve vários cargos e profissões (até DJ) e começou com o Marketing Digital depois de começar em trabalhar em uma pequena loja. Hoje é um consultor.
Robert – Enxergou uma grande oportunidade em SEO por ver que era algo mal explorado, após trabalhar em pequenas agências de marketing. Hoje é um especialista de SEO e mentor na Lovers.
“Estude o básico e você irá longe”
Trafego Orgânico – A entrevista começou com super dicas; segundo o Rodolfo tem muito site que não faz Alt images e não mudam os títulos das imagens. Ele reforça que devemos estudar o básico do SEO, que ainda passa batido.
O profissional de SEO deve pensar em pontos como “o que o cliente procura?”. Eles dão a dica sobre possíveis produtos relacionados e das coisas que são pesquisadas antes e depois da compra (Rodolfo dá o exemplo de cirurgias plásticas, que as pessoas buscam assuntos sobre a pós cirurgia, por exemplo). Essa é, segundo ele, a técnica de “cercar o frango pelo canto”.
O Rodolfo nos ensina que algumas respostas para o SEO e palavras-chave estão dentro da própria empresa. Quem responde isso é a própria “galera de vendas”, que sabe dos desejos dos clientes.
“Tenha um domínio seu para testes!”
O Robert mostra o Hack de fazer uma pesquisa a respeito do nome do site e do produto, para ver se não ter marca registrada (e você terá que tirar do ar depois de conseguir um monte de cliente).
Segundo ele, o cliente as vezes quer rankear para algumas palavras sem um motivo real, apenas por “vaidade”. A conversão demorar as vezes várias visitas, demorando até mais de um mês (como exemplo a compra de imóveis).
Mas também é necessário fazer uma pesquisa dos concorrentes e quais palavras são utilizadas por eles. Você deve saber a diferença do seu produto e do deles, e assim ter uma noção de quais palavras são mais escaláveis para seu negocio e que a concorrência seja menor. Para as empresas menores ou iniciantes, é necessário se concentrar mais no topo do funil (pois o cliente não te conhece ainda).
Dicas gerais:
- Validar no Key word planner (e outros sites, como ubersuggest);
- Concorrência: pesquisar palavras chaves relacionadas aos clientes (fazer isso em excel);
- “Tomar cuidado para não sair pagando ferramentas que ficam encostadas”;
- Quais dúvidas o cliente tem antes de converter?
- Quem não tem portfólio pode fazer serviços em projetos sociais, e criar cases
Agora, ao vídeo!
Outras lições da Live
Rodolfo dá algumas dicas “punks” sobre falta de CTA e da não conversão que muitos posts possuem; e dá a dica dos formulários no meio dos Blogs (existem muitas técnicas para fazer isso). Ele falou de um estudo das “duas dedadas” que é quando as pessoas desistem de ler sua página no mobile. Resolveram esse problema através do Ad Inserter.
Teve um momento que eles falam de AMP, deixei uma explicação do que é aqui.
Mais no final da Live, foi dada uma dica sobre vídeos no Youtube: Deixar o vídeo privado, espalhar e divulgar entre amigos e conhecidos, para somente depois colocar de forma pública. Dessa forma seu vídeo já saí com algumas vistas e comentários, e cria o efeito “estilingue”. Gostei muita dessa dica em!
“Desenvolva o seu próprio Olho de Tandera” – Rodolfo
Dicas de ferramentas e sites:
- Siegemedia
- Dino
- schema.org/
- Moz
- https://seominion.com/
- https://prnewswire.com.br/
- https://neilpatel.com/br/ubersuggest/
Dica de curso
- SEO na Impacta
- Curso do Rodolfo Sabino
Escrito por Di rezi
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