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Como usar o YouTube para promover sua empresa?

como usar o youtube para promover sua empresa

Para a maioria das empresas, usar o YouTube para promover sua empresa parece intimidador. No entanto, com a abordagem adequada, é possível usar essa plataforma popular para aumentar o tráfego do site e gerar mais leads e vendas.

Com mais de 50 milhões de criadores de vídeo no YouTube , é seguro dizer que qualquer empresa que espera se destacar precisa ter táticas de marketing experientes. Você precisará de uma estratégia inteligente para ajudá-lo a alcançar e ser ouvido por seu público principal.

Mais adultos americanos estão usando o YouTube do que o Facebook ou qualquer outro site de mídia social, o que significa que este é um canal que as empresas não podem ignorar.

Afinal, aqui no Brasil as tendências vem lá de fora.

Se você está pensando em fazer marketing no YouTube, de se tornar mais conhecido ou de promover sua marca usando a plataforma, este artigo o ajudará a ter uma boa ideia de como começar. Ao final, você saberá como usar essa plataforma poderosa para alcançar seus objetivos de negócios e, ao mesmo tempo, manter seu público envolvido.

Como usar o YouTube para promover sua empresa?

Depois de seu “dono”, o Google, o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo. É também o segundo maior site e plataforma social, com mais de um bilhão de assinantes.

O YouTube tem alcance massivo e oportunidades imensas para desenvolver o conhecimento da marca, direcionar o tráfego do site, impulsionar o envolvimento do cliente e gerar leads. Esta popular rede social pode ajudá-lo a promover seu negócio, mesmo se você estiver trabalhando com um orçamento apertado.

No entanto, quando a maioria das empresas pensa em marketing e promoção de mídia social, elas só pensam no Facebook, Instagram e Twitter.

 

Por que usar o YouTube?

Bem, a razão mais importante é que seu público-alvo já está lá. Por que então procurar outro lugar se você já sabe onde as pessoas que quer impactar estão?

Em segundo lugar, ao contrário de outros canais sociais onde os usuários passam pelo conteúdo inconscientemente, o visualizador do YouTube normalmente tem um objetivo específico em mente, como aprender uma nova habilidade, resolver um problema ou buscar entretenimento.

Quando você responde às perguntas que seu público-alvo ideal está fazendo, você torna mais fácil para ele encontrar sua marca.

Outra razão para usar o YouTube para promover sua empresa é que a grande maioria das pessoas prefere assistir a vídeos do que consumir texto escrito. Nem sempre as pessoas estão a fim de ler blogposts.

Os vídeos são consumidos de maneira passiva, às vezes, somente o áudio deles (eu sempre fico escutando a galera dos canais que eu gosto, mas nem sempre eu assisto o conteúdo).

Além disso, o engajamento no YouTube leva a conversões mais altas, conforme mostrado por este estudo da Brightcove .

 

 

“Ah, a época para ser youtuber já foi, foi lá em 2013…”

Você já deve ter ouvido algo do tipo “quem começou seis anos a trás se deu bem, agora já era…”

Eu pensei isso em 2012. Achava que era tarde demais para ser alguém no YT. Até fiz um canal, mas não insisti.

Porém, muita gente estourou na rede de uns 5 anos para cá e ganha muita grana e reconhecimento (como autoridade em um nicho). Ou seja, errei feio ao pensar aquilo quando saí do colégio.

Então não tem porque achar que você está atrasado para alguma coisa.

E está longe de ser algo complexo. Começar seu próprio canal no YouTube é muito mais fácil do que a maioria das pessoas pensam.

Existem tantas oportunidades disponíveis para ajudar a impulsionar seus esforços de marketing e, do ponto de vista promocional, há todas as razões para começar agora mesmo.

Assim como o universo, o Youtube só expande…

YouTube em números:

  • 2 bilhões – O número total de usuários ativos mensais.
  • 30 milhões – O número total de usuários ativos diariamente.
  • 5 bilhões – O número de vídeos do YouTube assistidos a cada dia.
  • 67% – O número de pessoas que preferem plataformas de vídeo online como o YouTube à TV ao vivo.
  • 95% – O número de usuários globais da Internet que assistem a vídeos no YouTube.

 

Como usar o YouTube para promover sua marca?

Agora você sabe que uma estratégia de marketing eficaz no YouTube pode ajudar sua empresa a alcançar mais pessoas, criar mais engajamento e melhorar seus resultados financeiros. Mas você precisa saber por onde começar para aumentar suas chances de sucesso.

Para começar, você precisa definir seus objetivos. O que você espera alcançar com o marketing de vídeo do YouTube?

Por exemplo, você deseja:

  • Aumentar o conhecimento da marca?
  • Gerar mais leads?
  • Aumentar as conversões?
  • Melhorar o envolvimento do cliente?
  • Aumentar as vendas?

Definir claramente os objetivos do seu negócio, o ajudará a definir a estratégia certa de como usar o Youtube para promover sua empresa. A estratégia certa garantirá que você crie os vídeos mais eficazes para o seu canal.

Portanto, reserve um tempo com seu time para realmente refletir sobre o que exatamente vocês gostariam de alcançar com o marketing de vídeo do YouTube. Depois de definir seus objetivos, você pode iniciar seu plano de criação de conteúdo.

 

usar o youtube para promover sua empresa e marca

Marketing do YouTube econômico e eficaz

Agora que você tem seus objetivos claramente definidos, é hora de planejar a criação de seu conteúdo. É aqui que a maioria das pessoas começa a entrar em pânico.

Quando se trata de promover uma empresa no YouTube, muitos proprietários de empresas pensam erroneamente que o marketing de vídeo profissional simplesmente não está dentro de sua faixa de preço.

Mas a verdade é que você não precisa de um orçamento enorme para comercializar com sucesso o seu negócio nesta popular plataforma social.

Você nem precisa produzir vídeos constantemente (mas um por semana é pouco, sorry).

Além disso, não há necessidade de gastar muito dinheiro na contratação de equipes de produção ou investir em equipamentos sofisticados quando você está apenas começando. Existem muitas maneiras de criar conteúdo de vídeo valioso e de alta qualidade que seu público vai adorar. Discutiremos alguns deles um pouco mais adiante.

Como escolher os conteúdos certos

Esteja você entretendo os espectadores, ajudando os usuários a descobrir e aprender coisas novas ou levando eles a tomar decisões de compra, é importante que você se concentre na criação de conteúdo de vídeo de valor agregado.

Mas antes de vermos como você pode fazer isso, você precisa decidir o tipo de conteúdo que criará. Como parte de seu processo de brainstorming, você desejará determinar o nível de conhecimento que seu público está obtendo com os vídeos de sua empresa, bem como se o conteúdo é ou não atraente o suficiente para eles.

Concentre-se em compartilhar uma história convincente para agregar valor aos seus espectadores.

De um modo geral, os vídeos que você decide criar devem ser direcionados ao conteúdo, como entretenimento, inspiração ou educação, ou devem ser direcionados às vendas, como vídeos com foco em seu produto ou serviço.

Alguns especialistas em marketing de internet sugerem que você precisa ter dois vídeos do YouTube voltados para o conteúdo para cada vídeo de vendas postado em seu canal.

Com a grande maioria dos consumidores de vídeo pesquisando conteúdo de instruções e tutoriais, está claro que sua empresa precisa encontrar maneiras de educar, envolver e construir a confiança da marca com clientes em potencial se quiser competir online.

 

usar o youtube para promover sua empresa

Dica: Assista a alguns vídeos de seus concorrentes no YouTube para
descobrir o que eles estão servindo a seu público.
Isso o ajudará a ter suas próprias ideias para replicar a
mesma experiência em seu próprio negócio. 

 

5 maneiras de produzir conteúdo de qualidade no YouTube dentro do orçamento

Embora você não precise de equipamentos caros, ainda precisa filmar seus vídeos de alguma forma. Aqui, compartilhamos cinco das ferramentas, aplicativos e técnicas mais baratos que você pode usar para construir seu próprio estúdio de vídeo.

1. Grave vídeos com seu smartphone

Quando estiver apenas começando sua estratégia de usar o youtube para promover sua empresa, use seu telefone para economizar custos em todas as suas produções de vídeo.

Este é um recurso acessível que é bom o suficiente para muitos Superstars e gurus do YouTube. A maioria dos smartphones vem com câmeras embutidas que são perfeitas para a produção de vídeos de alta qualidade.

Use estas dicas para obter o máximo da câmera do seu telefone:

  • Posicione seu telefone usando um tripé para que você possa filmar na posição adequada;
  • Fique perto do microfone do telefone durante a gravação e olhe diretamente para a câmera para reproduzir o contato visual e construir um relacionamento com seus espectadores;
  • Nem sempre o microfone da câmera ou do celular vai bastar. Compre um lapelinha básico (custa 30 reais, comprei um recentemente);
  • Use a trava de exposição da câmera para manter o foco constante durante toda a filmagem para que você não termine com a filmagem que parece tremida;
  • Use luz natural e evite filmar de noite.

 

2. Crie vídeos simples

Em vez de usar todo o equipamento extra para montar cenas ‘ao vivo’, por que não criar alguns slides e reunir algumas imagens livres de royalties de fontes gratuitas como Pexels para ajudá-lo a contar a história da sua marca?

Foi o que eu fiz no meu curso da Udemy.

Você também pode usar o OBS studio ou qualquer outro software gratuito de captura de tela para gravar a tela do computador como parte do vídeo. Isso é particularmente útil ao comunicar conteúdo detalhado ou de instruções.

Outra forma acessível de criar conteúdo de vídeo é realizar webinars sobre seu produto, o que também pode ajudar a impulsionar seus esforços de geração de leads. Tudo o que você precisa fazer é criar uma página de destino e oferecer o webinar em troca dos detalhes dos visitantes, e você terá uma nova fonte de geração de leads.

Se tudo isso parece mais do que você está disposto a aprender agora, não se preocupe. Esse tipo de trabalho é extremamente fácil de terceirizar. Você pode contratar freelancers, alunos ou estagiários para ajudá-lo a criar conteúdo de vídeo poderoso e de alta qualidade a um preço muito acessível.

“Bora fazer uns filminhos?

 

3. Use software de edição de vídeo gratuito

Os usuários do Mac têm acesso ao software de edição de vídeo gratuito que vem pré-instalado. Se estiver usando o Windows, você pode instalar o Windows Movie Maker.

Fazer sua própria edição de vídeo exige um pouco de uma curva de aprendizado. Mas se você estiver disposto a dedicar seu tempo e usar os vídeos de treinamento gratuitos do YouTube para ajudá-lo a acelerar seu aprendizado, você poderá criar suas próprias obras-primas em vídeo em um período de tempo relativamente curto.

Minha recomendação: Use o DaVince Resolve 16 (ao menos na data que escrevo ainda é free).

Esse editor de vídeos também é bom, e prático.

4. Incentive seus clientes a criar conteúdo

Uma das melhores maneiras de obter um fluxo consistente de conteúdo em seu canal é transformar seus clientes em criadores de conteúdo de vídeo.

Ao usar o youtube para promover sua empresa, você poderá também promover a colaboração, o que te ajudará a criar brand lovers.

Por exemplo, você pode realizar um concurso para incentivar seus clientes a criar vídeos deles desempacotando ou usando seu produto, ou falando sobre um problema que sua empresa os ajudou a resolver. As opções e formatos de conteúdo gerado pelo usuário são infinitos.

Essa estratégia também funciona para outros tipos de conteúdo, não somente vídeos.

5. Use vídeos animados para mostrar sua marca

Essa dica vale ouro.

Com vídeos explicativos animados, você não precisa de um grande orçamento para obter resultados de qualidade.

Essa é uma ótima maneira de passar sua mensagem de uma forma divertida e envolvente. Esses vídeos podem ser feitos usando ferramentas acessíveis como Power Animate, Vyond e Moovly. Este tipo de software permite que você organize facilmente animações simples para produzir vídeos explicativos de qualidade a um custo muito baixo.

A principal preocupação da maioria dos proprietários de empresas nesta fase tem a ver com a frequência de produção e publicação de vídeos no YouTube.

É compreensível, você está ocupado e sempre tem 200 itens em sua lista de tarefas, disputando sua atenção. Então, como você pode executar sua estratégia de marketing do YouTube e ganhar o impulso necessário sem ter que passar todas as horas do dia criando conteúdo e filmando vídeos?

A resposta é simples: adapte ao conteúdo que você já tem!

 

Leia também: Tudo sobre tráfego orgânico

Como redirecionar seu conteúdo

O redirecionamento de conteúdo é simplesmente pegar o conteúdo em um formato e reproduzi-lo em diferentes formatos. Por exemplo, pegar uma postagem de blog e transformá-la em um vídeo do YouTube.

A reaproveitamento de conteúdo é uma tática de marketing inteligente que o ajudará a evitar a perda de incontáveis ​​horas produzindo conteúdo. Ao dominar o reaproveitamento de conteúdo, você poderá liberar muito do seu valioso tempo para que possa trabalhar em outros aspectos importantes do seu negócio.

A importância do SEO para o YouTube

Uma das melhores maneiras de desenvolver seu canal rapidamente é por meio do tráfego orgânico. É por isso que é vital otimizar totalmente seu conteúdo para pesquisa.

Por que o SEO do YouTube é importante?

Porque, como mencionado anteriormente, o YouTube tem tudo a ver com a intenção. Otimizar seus vídeos o ajudará a classificar os tópicos que são importantes para o seu negócio e permitirá que seus clientes o encontrem online.

Os vídeos do YouTube costumam aparecer em locais de destaque nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) para consultas de pesquisa específicas no Google. Esta é uma ótima notícia para qualquer empresa que esteja tentando expandir seu alcance usando esta plataforma social.

Quem falou disso com autoridade foi esse cara, já aprendi muito com ele.

 

Fatores que afetam a classificação de vídeos no YouTube

Existem muitos fatores diferentes que contam para as classificações dos resultados de pesquisa do YouTube e do Google. Use as dicas a seguir para aumentar as chances de seus vídeos chegarem ao seu público-alvo:

Pesquisa de palavras-chave

Faça sua pesquisa de palavras-chave e inclua todas as palavras-chave importantes e frases relacionadas na descrição e no título do vídeo para tornar mais provável que o vídeo seja mostrado em pesquisas relevantes.

Funciona da mesma forma que SEO para sites e blogs. O vídeo acima te dará umas pistas.

Transcrições de vídeo

Adicione transcrições de vídeo para fornecer aos rastreadores do Google os dados de que precisam para entender o conteúdo de seus vídeos.

Se os bots têm uma ideia clara do que se trata seu conteúdo, é mais provável que eles classifiquem-no alto. As transcrições também melhoram a acessibilidade para que pessoas com diferentes habilidades possam consumir seu conteúdo.

Fonte

Engajamento do público

Forneça valor real para o seu público. Quanto mais as pessoas assistem, gostam e permanecem engajadas com seus vídeos, maior a probabilidade de obterem uma classificação elevada em ambos os mecanismos de pesquisa.

Claro, existem algumas coisas sobre as quais você não tem muito controle, como quantas pessoas se inscrevem em seu canal no YouTube imediatamente após assistirem seu vídeo (isso aumenta drasticamente as chances de classificação de seus vídeos).

Outros fatores importantes de pesquisa que serão importantes para classificar seus vídeos incluem tags de vídeo, imagens em miniatura (sério, preste atenção nisso), tempo de exibição e número de inscritos.

Use essas dicas para garantir que seus vídeos sejam notados pelos algoritmos do Google e do YouTube.

E lembre-se, não importa quais táticas você está implementando, a prática leva à perfeição. SEO é uma estratégia de longo prazo e consistência é necessária se você quiser ter sucesso.

Psiu: Não se esqueça das Thumbnails!

Algo que eu devo falar antes de concluir essa análise, é da importância das imagens e fotos do seu vídeo.

Para usar o youtube para promover sua empresa de maneira efetiva, você deverá ter cuidado com esse item, ou nenhum esforço na parte de vídeos terá resultados!

Quando você faz o upload de um vídeo, em seguida você anexa uma imagem para o público “descobrir” seu vídeo.

Nossa dica é que você estude mesmo sobre esse assunto, pois ele é crucial na hora de promover seu CTR no Youtube, e aumentar as visualizações.

Imagens toscas = poucos cliques.

Outros benefícios de usar o YouTube para ampliar sua marca

Ter uma maior presença no YouTube é uma ferramenta promocional muito atraente que as empresas podem usar para aumentar seu alcance de forma acessível. Se você produz conteúdo regular de alta qualidade que envolve seus espectadores e se concentra na otimização total de seu canal e vídeos, você aumentará significativamente as chances de sua empresa se conectar a um público-alvo mais amplo.

Outros benefícios de que você poderá desfrutar: 

  • Aumente as conversões e a receita
  • Aumente a fidelidade do cliente
  • Aumente a confiança e construa relacionamentos fortes
  • Fluxo de renda adicional do Adsense para vídeo
  • Seu conteúdo nunca morre
  • Aumente um público mundial
  • Crie uma enorme lista de e-mail
  • Segmente seu público com vídeo do Google AdWords

That’s all Folks!!!

Com um planejamento adequado e uma mensagem de marca forte, você será capaz de expandir seu público no YouTube e motivar seus espectadores a agirem.

Não se preocupe se o seu primeiro vídeo não for perfeito, continue praticando, editando e experimentando novos formatos e, se necessário, use o teste A/B em suas capas e com a edição de vídeos com base no feedback de seu público até obter isso certo.

O importante é que você comece e divulgue sua mensagem. E lembre-se, se você deseja ver resultados reais em seu marketing no YouTube, consistência é a chave!

ATENÇÃO: Leia o tópico “cliente dos sonhos” neste artigo da GL para entender como manter a consistência!

 

Transparência: Esse artigo foi uma adaptação da seguinte matéria da Orbitmedia.